quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ENSINO a DISTANCIA X ENSINO DISTANTE

Em todo o Brasil as universidades estão disponibilizando 20% de seus cursos na modalidade a distância. O MEC autoriza todos os cursos oferecidos, porém a fiscalização é precária. A legislação não é específica para orientar estes cursos e as normas estão sendo fixadas através de decretos, leis e portarias. Isto impossibilita uma unidade neste sistema de ensino. O MEC. não dá conta da fiscalização dos cursos que se multiplicam em todo país.Mesmo com a tecnologia avançada os meios de comunicação, existe a grande dificuldade para organizar, o emocional e o pessoal. Estas mudanças exigem muito mais do que as novas tecnologias para educadores e alunos. Exige sim que os alunos sejam curiosos, pesquisadores e os educadores sejam entusiasmados, abertos, saibam dialogar e motivar. Tudo isto é feito através de fóruns chats e e-mail, muitas vezes isto causa incertezas, dúvidas ou indiferença.Como esta modalidade é irreversível pois é a cara da contemporaneidade. O capitalismo nos obriga a uma formação rápida e com menores custos. Sugiro as pessoas que pesquisem a universidade, falem com alunos, especulem pois sou a prova viva do que dá certo ou não. Existem vários cursos à distancia que as faculdades faliram ou venderam os direitos para outras universidades. Este foi um grande filão para faculdades má administradas que com a perda de alunos na modalidade presencial começaram fazer turmas a cada bimestre. Empilharam alunos em salas oferecendo apenas um livro e um Cd com gravações ridículas, pois é a repetição do que estava nos livros. Encontros semanais e duas provas por cadeiras com 10 questões cada. Nunca ouve um retorno a qualquer dúvida. Nem as notas são postadas corretamente. Alunos são só um número para pagamento de um doc. ,estes precisando de um diploma pagam um “canudo” em suaves prestações. Em compensação outros estabelecimentos fizeram um grande planejamento, e oferecem o ensino com muita qualidade. Tutores, professores, mestres e doutores, engajado em um só objetivo, qualificar, motivar e ensinar. De outro lado falta o estímulo do curso presencial no qual desmotiva muitos alunos que vão se perdendo ao longo do curso.Os cursos que só transmitem o conteúdo correm o risco de grande evasão por falta de motivação, porque a aprendizagem fica só na teoria, insuficiente para dar conta da teoria/prática.Cabe ao Mec. criar uma legislação própria para esta modalidade, fiscalizando as instituições; aos professores criarem estratégias para ficarem mais próximos dos alunos ;aos alunos a pesquisa, a investigação, a curiosidade, a maturidade e acima de tudo a disciplina para que realmente se efetive a aprendizagem.

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